segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto de Residencia na Rússia - Aluna: Mariana Calixto


Local: Moscow, Russia
Area projetada: 229 m2
Ano: 2011



A primeira “Casa Ativa” na Russia foi projetada pelo escritório de arquitetura POLYGON, com painéis solares térmicos, um sistema de climatizaçao geotérmica e um sistema de touch-screen liso na sala de estar que automaticamente eleva e abaixa persianas, dependendo dos níveis de dióxido de carbono no interior. 




O projeto The Moscow House foi iniciado pelo Grupo Velux, uma empresa dinamarquesa que faz janelas de telhado e painéis solares. A idéia é desenvolver projetos de eficiência energética do edifício, com uma ênfase especial em fatores como luz e ar fresco, através da experimentação de situações da vida real.
 





As proporções e dimensões da casa tem a mistura de um toque de modernidade com uma arquitectura tradicional. A experiência arquitetônica da casa envolve a relação entre interior e exterior, e a interação entre a geometria e a luz. Mover-se de uma sala para outra proporciona a experiência única de uma visão de moldura para o ambiente e a clara visão do o céu através das janelas de sótão estrategicamente colocadas.



A casa tem a aparência de um volume sólido com extensões, que se relacionam com diferentes funções na casa, uma varanda, mezanino e lareira. Ela tem orientaçao oeste-leste com uma encosta virada a sul. O material homogêneo no telhado e na fachada é uma referência aos métodos tradicionais de construção russos.
A estrutura de madeira foi escolhida porque ela garante que se poupe energia, pois com várias camadas de construção de parede as pontes térmicas irao se minimizar. 







Os arquitetos trabalharam com as variações da luz do dia nos diferentes espaços e com a fixação de vistas atraentes do ambiente através de janelas estrategicamente posicionadas. Através da colaboração de engenheiros consultores o design do projeto foi otimizado com base em testes realizados em matéria de clima interior com simulações em 3D. As simulações foram feitas pela VELUX Daylight Visualizer 2, uma ferramenta de software dedicada ao design de iluminação natural e análise. No grupo do projeto, criou-se uma plataforma onde a cooperação entre arquitetos, engenheiros e especialistas em energia se tornou uma parte do processo de design criativo.














Postado por: Mariana Calixto

Nenhum comentário:

Postar um comentário