segunda-feira, 21 de maio de 2012

Modos de morar: África do Sul

    Bruna Madeira

             A partir de uma pesquisa por sites de imobiliárias, encontrei através do link uma residência que me interessou pela organização em 1,5 quartos.


Fachada do edifício
Está localizada na região leste da cidade de Pretória, capital econômica do país, na província de Gauteng.
Orienta-se em eixo norte-sul e tem a maior parte de suas janelas abertas de acordo com esse parâmetro de conforto térmico. Por outro lado, seu amplo hall é aberto nas laterais, absorvendo parcialmente a luz do sol. 

                                      

Suposta planta do apartamento

     A partir do vídeo da imobiliária, é possível analisar algumas particularidades do imóvel assim como traduzir uma possível proporção de sua planta geral. 

      Analisando a sua organização espacial, foi possível caracterizar o apartamento com relação à sua disposição e estrutura:

      Trata-se de um layout composto por cômodos relativamente pequenos, mas bem articulados entre si e com pouca área destinada apenas à circulação, que equivale ao pequeno corredor que liga o quarto principal ao banheiro e à sala de jantar. 
      As portas e janelas distribuídas por todo o imóvel são de grandes dimensões, o que chega a prejudicar, de certa forma, o uso dos cômodos, como no caso do segundo quarto considerado `metade` pelo anúncio da imobiliária. Sua disposição fez com que houvesse janelas em ambas as suas laterais, o que compromete qualquer uso do espaço sem o gasto com cortinas. Da mesma forma, as portas além de ter grande abertura, também foram projetadas sem a preocupação com o maior aproveitamento das áreas de cada cômodo, resultando na perda de espaço. 


   Mas o que mais me chamou a atenção foi o contraste entre o tamanho da cozinha e do banheiro. A cozinha, supostamente um cômodo que exige um espaço mínimo não só de circulação, mas também de armazenamento de alimentos e eletrodomésticos, tem área parecida à do banheiro, que não tem necessidades tão definidas. Da mesma forma, abriga além dessas funções, também a máquina de lavar e o aquecedor do apartamento, mas sem que haja um espaço definido para secar as roupas. Tudo isso faz com que este seja o cômodo mais importante da casa, e ainda assim, o menor.  


  
   
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário